Terracota - História

Terracota

by Wikipedia | 11 Julho, 2016 |

A terracota é um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vitrificada e é utilizada em cerâmica e construção. O termo também se refere a objectos feitos deste material e à sua cor natural, laranja acastanhado. A terracota caracteriza-se pela queima em torno dos 900 °C, apresentando baixa resistência mecânica e alta porosidade, necessitando um acabamento com camada vítrea para torná-la impermeável. É rica em óxido de ferro, normalmente utilizada na confecção de tijolos, telhas, vasos, entre outros objectos.

ver artigo na Wikipédia

 

Louça de Prado para ser vendida no mercado de Braga, havia também despachos para Porto e Galiza, através de carros de bois. (Foto: Arquivo municipal de Braga)

A produção de louça em Prado

Sua antiguidade

  Desde o séc. XIII (1220), que aparece documentado o fabrico de louça em Prado, nos arredores da cidade de Braga, e, um pouco mais tarde (séc. XIV), o fabrico da telha (Barroca 1993: 163). Só no séc. XVII (1645) é que encontramos a primeira referência ao fabrico de louça preta. Segundo Mendez Silva, em Prado produziam-se vasilhas de louça preta com que se abastecia a Província de Entre-Douro-e-Minho (Mendez Silva 1645: fl. 179 v.). Nas escavações arqueológicas realizadas no Mosteiro de Santa Maria de Tibães, no concelho de Braga.


  Bolseira de Doutoramento do Prazis XXI - JNICT / Universidade do Minho. Endereço: Rua Vasco da Gama, 48, Apartado 260, 4753 Barcelos CODEX.


  Ao concelho de Prado pertencia o grosso das freguesias que se dedicavam ao fabrico de louça preta, vermelha, vidrada e telha. Em 1855, o concelho de Prado é extinto e as suas freguesias são distribuídas pelos atuais concelhos de Barcelos, Vila Verde e Braga. Durante muito tempo, no entanto, a louça fabricada nas freguesias deste extinto concelho contnuou a ser conhecida por louça de Prado (Carneiro 1962). Neste trabalho, continuaremos a referir-nos à antiga unidade administrativa - Prado.